Erro
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 43

Artrose: exercício ou repouso?

Viva sem Dor!A artrose é uma doença degenerativa do tecido cartilaginoso que envolve o osso, o que provoca inflamação e dor. Por causa dessa dor, é comum a pessoa diminuir a utilização da articulação afetada. Isso piora o quadro, ao fazer com que os músculos e tendões atrofiem com o tempo, ficando ainda mais fracos.

Vale lembrar que músculos fortes e com uma boa elasticidade servem de amortecedores de forças externas, aliviando assim as articulações. Ai é que entram os exercícios. Pessoas com artrose que fazem exercícios físicos experimentam melhora da dor.

Leia mais:Artrose: exercício ou repouso?

Benefícios do Condicionamento Físico - Parte 2

Exercício físico

 

Vimos no artigo anterior alguns benefícios que o corpo tem quando se está bem condicionado. Agora veremos mais alguns para que você se sinta estimulado a começar hoje a praticar alguma atividade física.

Aumenta o número de capilares e vasos sanguíneos: os capilares são vasos do tamanho de fios de cabelo, cuja quantidade aumenta devido ao exercício e assim levam mais oxigênio e nutrientes às células e ajudam a retirar os resíduos nocivos ao corpo. Alguns autores acreditam que eles não aumentam, mas que estejam fechados e passam a abrir com o estímulo do exercício.

Leia mais:Benefícios do Condicionamento Físico - Parte 2

Benefícios do condicionamento físico - Parte 1

 

Primeiro vamos definir o que é condicionamento físico, de acordo com a Wikipédia: Condicionamento Físico é uma capacidade alcançada pelo indivíduo afastado do sedentarismo (o que está bem definido em minha opinião!). Também pode ser entendido como resistência que o atleta ou praticante de exercícios possui, para efetuar exercícios aeróbicos (corrida, pedalada) e anaeróbicos (levantamento de pesos) alternados.

Bom, sabendo que o condicionamento físico refere-se a uma pessoa AFASTADA DO SEDENTARISMO, o material de ensino de Educação Física do sistema Objetivo de ensino cita sobre alguns desses benefícios. São eles:

Leia mais:Benefícios do condicionamento físico - Parte 1

Exercício físico reduz asma

Oxigene-se!A asma atinge 10% da população brasileira e é responsável por 400 mil internações e 2 mil mortes por ano, de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai). Ernesto "Che" Guevara, o compositor Ludwig Van Beethoven e o político Theodore Roosevelt e são algumas das personalidades que sofrem ou sofreram com o problema. Para todos os asmáticos, uma boa notícia: atividade física reduz em até 60% os sintomas, segundo pesquisa do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

O estudo avaliou por três anos 101 pacientes adultos, com idade entre 20 e 50 anos, em tratamento no hospital. Na primeira etapa, todos participaram de um programa educacional, com ênfase no controle de fatores ambientais, uso correto da medicação durante o tratamento e automonitorização dos sinais da doença.

Leia mais:Exercício físico reduz asma

Você está aqui: Home ARTIGOS Exercício Físico: mitos & verdades