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Benefícios do condicionamento físico - Parte 1

 

Primeiro vamos definir o que é condicionamento físico, de acordo com a Wikipédia: Condicionamento Físico é uma capacidade alcançada pelo indivíduo afastado do sedentarismo (o que está bem definido em minha opinião!). Também pode ser entendido como resistência que o atleta ou praticante de exercícios possui, para efetuar exercícios aeróbicos (corrida, pedalada) e anaeróbicos (levantamento de pesos) alternados.

Bom, sabendo que o condicionamento físico refere-se a uma pessoa AFASTADA DO SEDENTARISMO, o material de ensino de Educação Física do sistema Objetivo de ensino cita sobre alguns desses benefícios. São eles:

 

  • Diminuição da frequência cardíaca em repouso (quando a pessoa está em descanso, sentada no trabalho, almoçando, etc.) Por exemplo, se uma pessoa tinha a frequência cardíaca de 90 batidas por minutos, e após começar atividade física a frequência reduzir para 70, imagine a economia de batidas do coração no final de 24 horas, de 365 dias ou pelo resto da sua vida.
  • Diminuição da pressão arterial: a pressão diminui por causa da melhoria no fluxo sanguíneo e na contração do coração. Ocorre também um melhor retorno venoso.
  • Diminuição da resistência periférica: os vasos sanguíneos tornam-se mais elásticos, limpos de gordura, facilitando a circulação do sangue.
  • Diminuição da taxa de colesterol e gordura: os exercícios usam gordura como fonte de energia, diminuindo assim o peso corporal de gordura e o colesterol.
  • Aumenta a contratilidade do coração: o coração passa a se contrair melhor e a distribuir melhor o sangue para o corpo.
  • Aumenta o número de mitocôndrias: as mitocôndrias são as estruturas dentro das nossas células que usam o oxigênio para transformar os nutrientes em energia para o corpo.

Esses são alguns dos benefícios que o bom condicionamento trás para nosso corpo. Aguarde a segunda parte do artigo para saber mais.

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