Erro
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 43

Você sente dores ao dirigir? Saiba como evitá-las

   Por Andrea Oliveira - Fisioterapeuta

Você sabia que a dor nas costas é uma das queixas mais comuns dos brasileiros?          

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), por conta do estilo de vida   da   população, 80% das pessoas têm, tiveram ou terão dor nas costas em algum momento da vida. Mas uma enquete com brasileiros revelou que esse número é ainda maior: 95% disseram que sentem dores nas costas.

Leia mais:Você sente dores ao dirigir? Saiba como evitá-las

Corrida: você está preparado?

A corrida ganha cada vez mais adeptos e, com o aumento da sua popularidade, crescem também as incidências de lesões musculoesqueléticas. Os joelhos, pés, pernas, tornozelo e coluna são as áreas do corpo mais afetadas, de acordo com pesquisa realizada por professores e alunos do Programa de Mestrado em Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, que teve como intuito descrever hábitos, características de treinamento, histórico de lesões e suas possíveis associações entre 200 corredores recreacionais.

Leia mais:Corrida: você está preparado?

10 dicas contra a Fibromialgia

O termo fibromialgia refere-se a uma condição dolorosa generalizada e crônica. É considerada uma síndrome porque engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição e distúrbios do sono. No passado, pessoas que apresentavam dor generalizada e uma série de queixas mal definidas não eram levadas muito a sério. Por vezes problemas emocionais eram considerados como fator determinante desse quadro ou então um diagnóstico nebuloso de “fibrosite” era estabelecido. Isso porque se acreditava que houvesse o envolvimento de um processo inflamatório muscular, daí a terminação “ite”. 

Leia mais:10 dicas contra a Fibromialgia

Fibromialgia - Parte 2

Já dizia o pai da medicina: "Que o seu alimento seja o seu remédio, e o seu remédio seu alimento". Quem sofre de doenças crônicas, como a fibromialgia, precisa começar a colorir seu prato, ingerir mais fontes de proteína, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B. Os remédios tomados para combater a dor costumam dificultar a absorção desses nutrientes. A carência dessas substâncias pode estar relacionada ao aumento do desconforto.

Leia mais:Fibromialgia - Parte 2

Os benefícios da Sauna

Elimine as toxinas!A sauna tem sido recomendada para muitas enfermidades,  e vem sendo usada desde séculos atrás pelos nômades finlandeses e agora é muito utilizada no mundo todo.

Foi realizado um estudo por pesquisadores austríacos, onde 50 adultos foram divididos em dois grupos e monitorados por seis meses. Um grupo foi instruído a usar sauna regularmente, sendo que o outro grupo absteve-se. Ao final do estudo, o grupo que havia usado sauna, tinha melhor saúde e tinha contraído menos resfriados e gripes. A proteção contra gripe foi dobrada neste grupo que participou de sauna regularmente. Além de relaxar e desintoxicar, a sauna pode aumentar seu sistema de defesa contra as doenças.

Leia mais:Os benefícios da Sauna

Massagem: muito mais que relaxamento

Muito mais que relaxamento!Será que uma boa massagem pode fazer mais do que simplesmente relaxar seus músculos? Para descobrir, os pesquisadores do Centro Médico Cedars-Sinai em Los Angeles recrutaram 53 adultos saudáveis e dividiram aleatoriamente 29 deles para uma sessão de 45 minutos de massagem sueca profunda e outros 24 para uma sessão de massagem leve.

Todos os indivíduos foram monitorados com cateteres venosos. Dessa maneira, amostras de sangue poderiam ser tomadas imediatamente antes da massagem e até uma hora depois. Para sua surpresa, os pesquisadores descobriram que uma única sessão de massagem causou mudanças biológicas importantes.

Leia mais:Massagem: muito mais que relaxamento

Você está aqui: Home ARTIGOS Mov&mente