Alimentos geneticamente modificados

Por Dr. Manfred Krusche

O que são alimentos geneticamente transformados ou transgênicos como são mais conhecidos? Deveriam ser objeto de preocupação em relação a saúde?

Primeiramente, os transgênicos são alimentos que foram modificados em sua estrutura genética para alterar suas propriedades, para que possam ser mais produtivos, resistir a doenças e não ser afetados por certos defensivos agrícolas. Para isso são introduzidos no seu genoma, segmentos de gen de outras espécies como bactérias ou vírus. São produtos novos na natureza e não sabemos ainda quais os efeitos na vida e saúde do homem. Por ora não temos nenhuma doença conhecida que possa ser identificada como resultado de novas variedades criadas em laboratórios. Os jornais médicos não publicam nada a respeito.

Isso não significa que não haja nenhum risco a saúde, como tudo que começamos a usar, só ficaremos sabendo muitos anos depois sobre seus efeitos. Se perguntarmos aos produtores certamente seremos informados dos seus benefícios e vantagens. Por outro lado há os que veem uma catástrofe pela frente pelo uso desses alimentos. Numa discussão polarizada como essa, é difícil tomar uma posição, na dúvida podemos evitar usar esses alimentos e usar os que não foram ainda manipulados. O problema é que os alimentos processados não informam obrigatoriamente se os seus ingredientes contêm produtos transgênicos. O mais seguro por enquanto, é utilizar alimentos em natura e evitar alimentos manipulados.

Para quem se preocupa com a saúde, existem muitos fatos sobre alimentação saudável já fartamente confirmados por estudos que atestam tanto os malefícios de certos alimentos bem como o valor indiscutível da maioria dos alimentos, principalmente os de origem vegetal. Os alimentos vegetais, integrais não refinados com mínimo de alimentos de origem animal, proporcionariam imediatos efeitos para melhor em nossa saúde, não necessitamos nos demorar demais na questão dos alimentos geneticamente modificados.

Adicionar comentário


Você está aqui: Home ARTIGOS Ponto de vista Alimentos geneticamente modificados