Erro
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 43

Benefícios de se viver perto de áreas verdes

Benefícios de se viver perto de áreas verdesCom a rápida industrialização e urbanização, poucos de nós  vivemos em áreas de vegetação. No entanto, sempre foi algo muito relaxante e atraente observarmos parques e florestas. Três estudos recentes descobriram que viver perto de áreas verdes tem efeitos benéficos sobre a sua saúde e do seus filhos.Mais vegetação, mais saúde!

Em primeiro lugar, um estudo realizado em conjunto pela Universidade de Glasgow e da Universidade de St Andrews descobriu que viver perto de parques e florestas prevê um aumento global de saúde, um impacto que é independente da classe social.

Leia mais:Benefícios de se viver perto de áreas verdes

A importância da higiene

Higiene

A higiene é a melhor arma para a manutenção da saúde.

Manter limpos nossos corpos e o ambiente em que vivemos é tarefa individual  e indispensável.
Cada parte do nosso corpo tem características diferentes e precisa ser cuidada de uma maneira específica.

O BANHO
O banho diário é indispensável para eliminar as impurezas da pele, como também proporciona um ótimo relaxamento. Use bastante água, sabonete e uma boa esponja. Massageie todo o corpo; isso ajudará a limpeza, removerá as células mortas e ativará a circulação sanguínea, evitando problemas de pele como sarna e micoses. Seque bem todo o corpo.

 

 

Leia mais:A importância da higiene

De coração

 As mulheres estão se tornando mais vulneráveis `as doenças cardiovasculares, com risco praticamente igual ao dos homens.

 por Fernando Torres

 O coração delas já não é mais o mesmo. Na última década, as mulheres entraram para o grupo de risco das doenças coronarianas e o número de vítimas fatais já quase se equipara ao dos homens. São dois óbitos masculinos para um feminino, segundo a Asso...ciação Americana do Coração. “Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre as mulheres, cinco vezes mais que o câncer de mama”, afirma o cardiologista Antônio Mansur, diretor da Unidade Clínica de Cardiopatia da Mulher do Instituto do Coração (InCor), em São Paulo (SP). Quais fatores estão contribuindo para esse quadro e o que as mulheres podem fazer para evitar que o problema se agrave?

Leia mais:De coração

Alimentos industrializados e a saúde integral

Em entrevista concedida a rede ASN TV, o Dr. Luiz Fernando Sella fala sobre os alimentos industrializados e o conceito de cuidado integral à saúde.

 

Como viver até os 100 anos - Parte 1

Vida longa!O fator mais importante que determina quantos anos você viverá, não são seus genes, mas quão bem você vive. Não se convenceu? Um novo estudo publicado no Jornal Medico Britânico (British Medical Journal) com 20 mil britânicos idosos demonstra que você pode cortar seu risco de ataque cardíaco pela metade simplesmente fazendo 4 coisas: 30 minutos por dia de atividade física, comer 5 porções de frutas e vegetais diariamente, evitar o cigarro e excesso de álcool.

Embora esses são alguns passos óbvios que você pode tomar para viver bem, pesquisadores tem descoberto que os centenários tendem a compartilhar certas características: como eles se alimentam, fazem exercícios, lidam com o stress – coisas que podemos fazer para melhorar nosso processo de envelhecimento. É claro que conseguir viver até os 100 é um tempo consideravelmente maior do que viveram seus pais.

Leia mais:Como viver até os 100 anos - Parte 1

Reduza o risco de Câncer de Mama

Fuja da estatística!Estudos na Universidade de Harvard, demonstram que alguns ítens do estilo de vida estão associados ao câncer de mama.                                                                                                                                                              

São eles: sedentarismo, uso de bebidas alcoólicas e o sobrepeso.

Se você não pode saber se terá ou não o câncer de mama, prosseguindo sempre com um estilo de vida saudável, você pode reduzir seu risco de câncer de mama e outras doenças. Os passos recomendados são:

Leia mais:Reduza o risco de Câncer de Mama

Perdeu a memória? Saiba como resgatá-la

Resgate sua memória!A idade está inevitavelmente relacionada ao declínio de memória. Investigadores na Columbia University Medical Center mostraram que uma área-chave de memória no cérebro, denominado hipocampo, é muito sensível a mudanças no nível de açúcar no sangue.

Usando técnicas especiais de ressonância magnética, os pesquisadores descobriram que pequenos aumentos no nível de açúcar no sangue foram associados com a diminuição do fluxo sanguíneo no hipocampo. Com esta diminuição, essas células nervosas recebem menos oxigênio, açúcar e outros nutrientes. Isto significa que estas células são menos ativas.

Leia mais:Perdeu a memória? Saiba como resgatá-la

Boas novas sobre o Câncer

Boas novas!

Recentemente, uma de minhas pacientes com câncer me disse: "O oncologista falou que se eu operar e fizer quimioterapia e radioterapia, provavelmente terei uma boa sobrevida. Mas eu quero VIDA, doutor, e não sobrevida!" 

O câncer é uma doença que traz consigo um estigma terrível, e é difícil encontrar pessoas que não tenham medo de desenvolver a doença. As estatísticas atuais mostram que uma em cada seis vidas no Brasil estão sendo consumidas pelo câncer.

Todos os anos, são publicados milhares de artigos científicos mostrando as mais novas e fanstásticas descobertas sobre a doença, abrindo portas para o desenvolvimento de novas terapias 
e dando esperança para milhões de pessoas que lutam diariamente para prolongar a vida. Porém, apesar de todos os esforços, as taxas de mortalidade para alguns tipos de câncer continuam aumentando.

Mas fique tranquilo: temos boas novas sobre o câncer. 

Leia mais:Boas novas sobre o Câncer

Saia da depressão

Você tem percebido que uma onda de casos de depressão tem invadido nosso círculo social? Segundo projeções da Associação Mundial de Psiquiatria, em 2020 a depressão será a segunda doença mais comum no mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. Estima-se que o Brasil possua 13 milhões de pessoas sofrendo de depressão. No mundo, são 340 milhões e cerca de 850 mil suicídios/ano provocados por ela, de acordo com dados da OMS.

Leia mais:Saia da depressão

Acertando o Relógio Biológico

Você precisa de descanso?Ordem e regularidade são leis da natureza. Tanto no universo químico como no biológico percebemos ciclos bem definidos. Talvez o mais conhecido de todos seja o ciclo menstrual de 28 dias. Outro ciclo interessante é o capilar, caracterizado por 18 meses de crescimento seguidos de 18 meses de parada. Em homens, os fios de cabelo se desprendem dos folículos na fase de parada do crescimento, enquanto na mulher os fios ficam presos aos folículos, permitindo o crescimento de cabelos mais longos. 

O coração bate uma vez por segundo e nós inspiramos, em média, uma vez a cada quatro batidas do coração. As contrações intestinais ocorrem a cada três minutos. A temperatura corporal, a pressão arterial e a secreção de enzimas e hormônios, como o cortisol, flutuam ao longo do dia de maneira programada e regular. Este relógio biológico de 24 horas que comanda as funções vitais está localizado no cérebro, em uma região chamada hipotálamo. 

Leia mais:Acertando o Relógio Biológico

Dormir bem é fundamental

Dormir bem é fundamental

Muitos não conseguem dormir oito horas diárias, devido à rotina de trabalho e doméstica ou a problemas relacionados ao sono. Pois se esses fatos fazem com que você descanse menos do que seis horas por noite, saiba que os resultados disso não são apenas cansaço e falta de concentração durante o dia, mas riscos maiores de sofrer ataques do coração ou derrames cerebrais.

O resultado é de uma pesquisa da Universidade de Warwick, na Inglaterra, que analisou os hábitos de quase 500 mil pessoas nos Estados Unidos, Japão, Suécia, Alemanha, além da própria Inglaterra. Os dados, publicados pelo European Heart Journal, apontam que pessoas com esse perfil têm até 48% de chances de ter algum tipo de ataque do coração e até 15% de sofrer um derrame.

Leia mais:Dormir bem é fundamental

Você está aqui: Home ARTIGOS Qualidade de vida ao seu alcance