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Ansiedade

Um dia de cada vez!

Não existe ser humano sem ansiedade. Na verdade, níveis saudáveis de ansiedade até funcionam como um motor para o desenvolvimento pessoal e emocional. Por outro lado, ansiedade excessiva causa sofrimento e prejudica a saúde física, mental e espiritual.

De maneira geral, a ansiedade é o resultado de conflitos emocionais. Assim como uma febre de origem desconhecida demonstra que deve haver uma infecção, a ansiedade aponta para conflitos ainda não resolvidos ou que estão em processo de resolução. Esses conflitos podem ser conscientes ou não.

Vários são os fatores que causam ou pioram a ansiedade: 1) conflitos emocionais com amigos, parentes e familiares, atuais ou do passado; 2) estilo de vida inadequado (sedentarismo, distúrbios do sono, dieta inadequada e respiração curta); 3) uso de estimulantes como cafeína, chocolates e açúcar; 4) competitividade; 5) individualismo e perfeccionismo; 6) genética; 7) conflitos espirituais, como falta de fé e sentimentos de indignidade ou culpa.

Quando esses conflitos emocionais são muito grandes para a mente carregar sozinha, o corpo gentilmente “absorve” uma parcela do sofrimento, dando origem a problemas físicos (doenças psicossomáticas).

Viva um dia de cada vez!

Pessoas com ansiedade excessiva tendem a ter níveis elevados de colesterol LDL (ruim) e níveis baixos de colesterol HDL (bom), o que contribui para doenças cardiovasculares.1,2 O estômago também sofre e pode apresentar gastrites e úlceras. Ansiedade elevada tende a diminuir a imunidade, deixando a pessoa mais vulnerável a infecções.3

Para piorar o problema, muitos buscam alívio da ansiedade e da angústia nos vícios (cigarro, álcool, comida em excesso, jogos, compras, viagens, relacionamentos, sexo, trabalho, etc.) ou nos medicamentos tranquilizantes. Obviamente, um problema não poder ser resolvido com outro problema.

O programa da Clínica vai ajudá-lo a controlar os níveis de ansiedade, sem deixar que a ansiedade controle você. Para isso, vamos ensiná-lo a adotar um estilo de vida que melhora a saúde cerebral, principalmente através de uma alimentação natural isenta de estimulantes.4

Tratamentos hidroterápicos (hidromassagem, pedilúvio quente e banho de tronco) prometem reequilibrar a circulação e alivar a tensão. Chás calmantes, exercício físico regular5 e massagens diárias com fomentações quentes relaxam e diminuem os níveis de ansiedade.

Oferecemos também aconselhemanto médico e psicológico, para ajudá-lo a compreender a origem da sua ansiedade. Pensamentos distorcidos, medo de perder algo ou alguém, falta de perdão e sentimentos de culpa podem ser identificados e resolvidos. Nosso programa espiritual vai ajudá-lo a iniciar um relacionamento íntimo, diário e duradouro com Deus, para que você "lance sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós." (I Pe 5:7)

Referências:

  1. Sevincok, L. et al., Serum lipid concentrations in patients with comorbid generalized anxiety disorder and major depressive disorder.  Can J Psychiatry, 46(1):68-71, 2001.
  2. Paterniti, S., et al., Sustained anxiety and 4-year progression of carotid atherosclerosis.  Arterioscler Thromb Vasc Biol, 2191):136-41, 2001.
  3. Hall, E.J., Want to Bolster Your Immune System?  Lifestyle Will Help!  The Journal of Health & Healing, 23(3):19, 2001.
  4. Spiller, G., Caffeine.  CRC Press, New York, 1998, pp. 264-272.
  5. Nieman, D., The Exercise-Health Connection.  Appalachian State University, 1998, pp. 249-262 
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