Erro
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 43

Câncer

Fuja da estatística!

O termo câncer é utilizado genericamente para representar um conjunto de mais de 100 tumores malignos de diferentes localizações. Importante causa de doença e morte no Brasil, as neoplasias malignas constituem-se na segunda causa de morte na população, representando quase 17% dos óbitos de causa conhecida.1

O denominador comum entre todos os cânceres é a multiplicação desordenada de células provocada por mutações genéticas. Estas células tumorais invadem órgãos vizinhos e podem se espalhar pelo corpo.

Determinar a causa do câncer é um assunto complexo. Entretante, sabemos hoje que o tabagismo, obesidade, consumo de produtos de origem animal, falta de exercícios, uso de álcool, certas infecções, radiação e poluentes ambientes aumentam o risco de câncer.2 Estes fatores podem danificar o DNA celular e causar mutações.3 Ao passo que o estilo de vida inadequado está intimamente relacionado ao câncer, apenas 5 a 10% dos tumores são totalmente relacionados à herança genética.

O Dr. Morimoto, da Escola de Medicina da Universidade de Osaka, investigou a associação entre estilo de vida e a saúde mental e a atividade das células natural killer (NK), componentes do nosso sistema de defesa e capazes de destruir células tumorais. Os hábitos de vida examinados foram: tabagismo, consumo de álcool, horas de sono, horas de trabalho, o exercício físico, tomar um bom desjejum, alimentação equilibrada e estresse.4 

Eles descobriram que as pessoas com um bom estilo de vida e baixos níveis de estresse mostraram significativamente maior atividade das células NK do que aqueles indivíduos com hábitos de vida menos saudáveis. Isso significa que elas tinham um sistema de defesa mais forte para prevenir e combater a doença.

Outros estudos mostram que o sono insuficiente e o consumo de álcool  também diminuem a resposta das células de defesa do corpo. Por outro lado, o exercício aeróbio moderado e uma dieta vegetariana balanceada melhorarm a sua eficiência.

O trabalha da Clínica contra o câncer se baseia em três pilares: diminuição da exposição aos agentes cancerígenos, confiança nas propriedades antitumorais do estilo de vida e manutenção do sistema de defesa em ordem. 

Se você deseja fugir da estatística e descobrir o caminho da vida longa, nosso programa anti-câncer foi feito sob medida para você. 

 

Referências:

  1. Instituto Nacional do Câncer. Acessível em: http://www1.inca.gov.br/estimativa/2010/
  2. Anand P et al. Cancer is a preventable disease that requires major lifestyle changes. Pharm. Res. 25 (9): 2097–116.
  3. Kinzler KW. The genetic basis of human cancer. (2nd, illustrated, revised ed.). New York: McGraw-Hill, Medical Pub. Division. p. 5
  4. Morimoto K et al. Lifestyles and mental health status are associated with natural killer cell and lymphokine-activated killer cell activities. Sci Total Environ. 2001 Apr 10;270(1-3):3-11.
Você está aqui: Home PROGRAMAS Doenças que tratamos Câncer