Erro
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 43

Estresse

Sem Crise!

Sem stress!

Por definição, o estresse não é uma doença, mas uma reação ou adaptação do organismo a um ou mais fatores estressores.1 Atualmente, níveis elevados de estresse estão presentes na maioria das pessoas que moram nas grandes cidades. 

Muitas coisas podem desequilibrar nossa vida e nos levar ao estresse: excesso de trabalho, atividade intelectual intensa, barulho, poluição, trânsito, problemas financeiros, insegurança, perda do emprego, separação ou divórcio, doença ou perda de um membro da família, nascimento de filhos, mudança de cidade, dificuldades de relacionamento ou situações emocionais mal resolvidas que resultam em culpa e mágoa.

Essas situações colocam o cérebro em estado de alerta e estimulam a liberação de hormônios pelas glândulas suprarrenais, principalmente o cortisol e a adrenalina. Então, aparecem os primeiros sinais de que há algo errado: diminuição do rendimento, falta de concentração, instatisfação, irritabilidade, impaciência, mal humor, sono agitado, pesadelos, diminuição do entusiasmo e do prazer de viver.

Se o problema persistir, o corpo começa a mostrar sinais de sofrimento: cansaço, ganho ou perda de peso, indigestão, gastrites ou úlceras, dor abdominal, diminuição da imunidade com gripes e resfriados frequentes, aumento do colesterol e da pressão arterial, dores de cabeça, dores musculares, acne, queda de cabelos, unhas quebradiças, diminuição da libido, impotência, crises de ansiedade e pânico, e por fim, a depressão.

Muitas pessoas procuram solucionar o problema adotando estratégias negativas: 1) negam que estejam estressadas, 2) tomam calmantes e ansiolíticos, 3) comem ou bebem em excesso, 4) ou ainda permanecem passivas em relação a situação, esperando para ver como tudo vai terminar.

Se você busca descanso e restauração, o programa da Clínica é a melhor opção para você. Aqui é possível apreciar o pôr-do-sol, respirar profundamente o ar puro da serra, exercitar o corpo, relaxar na hidromassagem e dormir no silêncio. As massagens diárias relaxam os músculos, reduzem os níveis de cortisol e aumentam os níveis de dopamina e serotonina, promovendo relaxamento e bem-estar.2

Entretanto, nossa proposta vai além do merecido descanso. Acreditamos que, para solucionar o problema de maneira definitiva, é preciso identificar e remover os estressores da vida, ou pelo menos aprender a lidar melhor com eles. É nesse sentido que queremos apoiá-lo. Nosso esforço é para que você consiga administrar melhor a sua vida por completo.

 

Referências:

  1. Hans Selye. The Stress of Life. McGraw-Hill; 2 ed. 1978
  2. Field T., et tal. Cortisol decreases and serotonin and dopamine increase following massage therapy. Int J Neurosci. 2005 Oct;115(10):1397-413.
Você está aqui: Home PROGRAMAS Doenças que tratamos Estresse