Erro
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 43

Fitoterapia

Plantas medicinaisFitoterapia

Nosso programa de tratamentos é complementado pelo uso racional de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos. A fitoterapia é prescrita pelo médico e individualizada para cada hóspede.

As plantas medicinais são preparadas de diversas formas, como infusões, decocções, sucos, cataplasmas ou emplastos, inalações, gargarejos e bochecos. Em alguns casos, também adicionamos plantas medicinais aos banhos de tronco, pedilúvio e hidromassagem. 

Utilizamos plantas secas, frescas e óleos essenciais. Em nosso horto de plantas medicinais, contamos com ampla variedade de ervas com comprovada utilidade. Segue uma lista com alguns dos exemplares à nossa disposição:

ALOE VERA - usada para queimaduras e ferimentos, pela sua propriedade cicatrizante.

CAMOMILA - tem ação calmante, antiinflamatória e digestiva. Usada em casos de ansiedade, gastrites. inflamações de pele, mucosas e vias respiratórias.

CARQUEJA - é usada para problemas digestivos (úlceras gástricas) e problemas do fígado. Também possui efeito antiinflamatório, sendo usada em artrites.

ERVA DOCE - tem ação expectorante, diurética, digestiva e calmante. 

HORTELÃ - usada para distúrbios gastrointestinais, como náuseas e gases, e também para reduzir secreções nas vias aéreas superiores.

LOSNA - usada para catarros, cólicas, problemas de estômago, falta de apetite e doenças do fígado. 

MELISSA - também conhecida com erva-cidreira, é usada para gases e cólicas abdominais. Tem efeito relaxante e sedativo leve, indicada para ansiedade e insônia.

CAVALINHA - tem efeito diurético, sendo indicada para edemas (inchaços) e infecções urinárias. Em uso externo, é indicada para lavar feridas infectadas e de difícil cicatrização. Manipulação dos óleos essenciais

SALSINHA - tem ação diurética (usada em casos de pressão alta) e melhora a digestão. 

CÂNFORA - tem ação analgésica, aplicada na forma de pomadas durante as massagens. 

SÁLVIA - usada em casos de aftas, gengivites e dores de garganta. Também é bom adstringente para peles oleosas.

TOMILHO - indicado para tosses, bronquites e dores de garganta, na forma de chás, xaropes ou vaporizações.

ORÉGANO - tem efeito antiinflamatório, podendo ser usado em banhos para aliviar dores musculares e reumáticas. Como chá, é indicado para problemas respiratórios.

POEJO - expectorante, digestivo e antiespasmódico. Usado para doenças pulmonares, gases, náuseas e cólicas abominais.

GUACO - tem ação expectorante. 

Você está aqui: Home PROGRAMAS Tratamentos Fitoterapia