fbpx

Ao longo dos anos, todos nós desenvolvemos uma espécie de piloto automático. Aprendemos a responder aos diferentes estímulos do dia a dia sempre da mesma forma, sem pensar muito nas consequências dos nossos atos. No entanto, quando percebemos que a conquista da saúde plena e qualidade de vida, depende da mudança de hábitos, é normal termos dificuldade para quebrar esses padrões de comportamento.

Esses padrões de comportamento, que chamamos de hábitos, são muito poderosos. Eles têm uma razão para existir: economizamos energia mental quando tomamos um desses atalhos para nossas ações. Assim, não precisamos de um raciocínio muito complexo cada vez que nos deparamos com uma situação.

No entanto, se esses hábitos desenvolvidos ao longo dos anos prejudicam nossa saúde, rompê-los pode ser um grande desafio. Poucas são as pessoas que tomam uma decisão e nunca retrocedem. A maioria de nós precisa fazer um esforço significativo para quebrar esses padrões e realizar escolhas conscientes e saudáveis.

Se você tem acompanhado nossos artigos, já percebeu que entendemos que para restaurar a saúde ou prevenir doenças é fundamental adotar um novo estilo de vida. No dia a dia, vemos que as pessoas também compreendem essa necessidade de mudança, mas encontram um obstáculo poderoso — seus próprios hábitos.

Por isso, elaboramos este artigo que você está lendo agora. Nosso objetivo é compartilhar algumas estratégias que vão ajudá-lo a tornar a transição entre os maus hábitos e o novo estilo de vida possível. Confira nossas dicas!

1. Anote os hábitos que precisa mudar

As mudanças no estilo de vida envolvem uma série de aspectos. Conforme você estuda o assunto, começa a perceber que muitos dos seus hábitos atuais são incompatíveis com uma boa saúde e estão, na verdade, convidando a doença para fazer parte do seu dia a dia.

Portanto, à medida que encontra essas informações e identifica os hábitos que precisa mudar, é interessante anotar quais são as mudanças necessárias. Isso fará com que, além de não se esquecer, você se torne mais consciente de seus objetivos. No início, não se assuste com o tamanho da lista e nem tente solucionar tudo em um prazo muito curto.

Nossa sugestão é que você divida a lista de acordo com os 8 remédios naturais: água, ar puro, luz solar, descanso, alimentação, exercício físico, equilíbrio, fé e espiritualidade. Em cada uma delas, pode haver diversos itens que requerem mudança.

2. Defina prioridades

Depois de anos acostumado a ter as mesmas atitudes, é pouco provável que qualquer pessoa consiga fazer uma mudança de hábitos tão significativa de uma única vez, a menos que realmente participe de uma experiência imersiva. Por isso, para cada item da lista, selecione uma prioridade e faça dela o foco dos seus esforços.

Na alimentação, por exemplo, é possível ter uma série de objetivos: aumentar o consumo de verduras e legumes, reduzir o volume de carboidratos para chegar a um patamar saudável, mudar a forma de preparo dos alimentos (como trocar a batata frita pela assada).

Quanto mais hábitos você alterar, melhores serão os resultados para sua saúde. No entanto, é melhor dar um passo de cada vez na direção certa do que iniciar uma mudança drástica e não conseguir levar seu projeto de adotar um novo estilo de vida adiante.

3. Comece com a mudança de hábitos simples

Nem sempre precisamos de soluções complexas para atender às necessidades do nosso organismo. Existem formas simples de inserir os remédios naturais no nosso dia a dia e você pode optar por elas.

Não é necessário colocar uma roupa de banho e ficar à beira de uma piscina para tomar sol diariamente. É possível ter os mesmos benefícios aproveitando o seu horário de almoço para se sentar em um banco de praça durante 15 ou 20 minutos.

Para combater o sedentarismo também há várias soluções: ir para o trabalho de bicicleta, descer do ônibus dois pontos antes e terminar o trajeto a pé, fazer agachamento ou flexões no escritório (sim, isso é possível!). Essas são algumas maneiras de inserir pequenas mudanças, sem alterar drasticamente a rotina.

4. Espalhe lembretes

Todos nós estamos acostumados a viver no piloto automático. Por isso, é perfeitamente normal que você se esqueça de fazer essas mudanças. Porém, é possível contornar esse problema espalhando notas e lembretes em locais estratégicos.

Vale a pena colocar um post it na tela do computador com a ordem “beba água”. Também é interessante programar o smartphone para despertar a cada duas horas. Levante-se, ande pelo escritório, estimule a circulação e, se possível, faça alguns agachamentos ou flexões na parede.

5. Deixe tudo preparado

No processo de adoção de um novo estilo de vida, as mudanças devem ser facilitadas. Por isso, quando deixamos tudo preparado, não enfrentamos obstáculos para fazer o que havíamos planejado, acelerando a formação de novos hábitos.

Um exemplo é a alimentação. Se o seu objetivo é comer mais vegetais crus, por exemplo, um pequeno atraso no horário do almoço pode fazê-lo desistir desse propósito. Uma maneira de evitar esse problema é deixar as folhas já lavadas e secas na geladeira, prontas para consumo. Assim, não haverá desculpas para não colocá-las no prato.

Há muitas outras formas de facilitar sua rotina para implementar os novos hábitos: andar sempre com uma garrafinha de água, treinar em uma academia bem próxima do trabalho ou da residência para não ter a desculpa de não conseguir ir até lá, levar a refeição de casa para não comer em um restaurante que tem aquelas tentações que você quer evitar etc.

6. Consiga e ofereça apoio

A mudança de hábitos se torna mais fácil quando temos apoio e companhia. Então, se possível, encontre um amigo ou mesmo crie um grupo com objetivos semelhantes. Se o contato for presencial, é melhor ainda. Porém, se você não conseguir reunir essas pessoas presencialmente, estabeleça essa rede virtualmente. Compartilhem metas, conquistas e dicas.

Para muitas pessoas, experimentar novas atividades de forma solitária é desanimador. Por isso, o exercício se tornará mais prazeroso se for feito em grupo. Até as refeições podem ser mais saudáveis se as pessoas ao seu lado também estão tentando evitar o consumo de produtos nocivos.

7. Procure uma experiência imersiva

Nem sempre, quando começamos essa mudança no estilo de vida, sabemos como encaixar os novos hábitos no dia a dia.  Além disso, para nos livrarmos de alguns deles, é muito eficaz passarmos por uma experiência de desintoxicação, o que pode ser difícil quando permanecemos no mesmo ambiente.

Uma experiência imersiva pode ser a solução. Aqui na Clínica & SPA Vida Natural, por exemplo, oferecemos programas de 7, 14 e 21 dias para tratar diversas doenças: obesidade, diabetes, depressão, dores crônicas, hipertensão, estresse, tabagismo e alcoolismo…

Porém, ainda mais importante que o atendimento médico e realização de terapias é o fato de que nossos hóspedes veem como é possível aplicar os 8 remédios naturais no dia a dia. Eles contam ainda com oficinas, aulas de gastronomia saudável e palestras educativas dinâmicas. Dessa forma, eles conseguem continuar essa transformação depois que voltam à rotina.

A experiência imersiva tem ainda outra vantagem: ela permite acelerar a mudança de hábitos. Dessa forma, ela é uma excelente alternativa para quem precisa solucionar problemas mais rapidamente. Alguns exemplos são a redução no peso ou alteração nos indicadores de saúde para a realização de cirurgias.

8. Não desista

Nesse processo de mudança de hábitos, pode haver algumas recaídas. Talvez haja alguns dias em que você se rende ao sofá e deixa de praticar exercícios. Outras vezes, aquele doce venceu sua decisão de se alimentar de forma saudável ou uma maratona de séries tomou suas horas de sono.

Embora você — e unicamente você — tenha sido responsável por essas escolhas, não desista. Pense que amanhã é um novo dia e com ele surge a chance de reiniciar sua trajetória em busca de uma vida mais saudável.

E você, acha que a mudança de hábitos é um grande desafio? Já tentou melhorar sua alimentação, praticar exercícios e adotar um novo estilo de vida, mas desistiu diante dos obstáculos? Nós temos a solução! Conheça os programas de tratamento da Clínica & SPA Vida Natural e descubra como é possível mudar a relação com seu corpo, restaurar a saúde e viver plenamente.