Para quem vive na luta contra a balança, perder aqueles quilos a mais se torna um grande desafio. Mas não desanime! Existem algumas estratégias que podem acelerar o metabolismo de forma saudável e te ajudar a manter o peso ideal.
Provavelmente você já ouviu alguém dizer que estava com dificuldade para emagrecer por conta do “metabolismo lento”. Mas afinal, como manter nosso corpo saudável, ativo e ainda acelerar o metabolismo para garantir a perda de peso?
É sempre importante lembrar que não existem fórmulas mágicas quando se trata de emagrecimento. Quando se busca conciliar resultados com uma boa saúde, a mudança de hábitos é sempre o caminho.
Preparamos algumas dicas que vão acelerar seu metabolismo e te ajudar a manter uma boa saúde.
Como funciona o metabolismo?
O metabolismo é um conjunto de reações químicas que ocorrem no organismo. Essas reações são responsáveis por transformar as moléculas em fontes de energia.
O que acontece com o organismo quando o metabolismo está atuando em uma velocidade abaixo do normal? O corpo demora mais para digerir os alimentos, absorver os nutrientes e transformá-los em energia.
Se você já está procurando o tênis de corrida ou pensando em passar horas na academia para acelerar seu metabolismo, muita calma! A conta parece simples, se exercitar mais para gastar muitas calorias e emagrecer. Mas a matemática do organismo é outra.
Para o seu organismo funcionar, ele precisa de energia. Metabolismo basal é a quantidade de calorias que o organismo precisa para se manter vivo. Nosso corpo precisa de energia para todas as atividades que realiza, como os batimentos cardíacos e a frequência respiratória.
Sabe quando você corre vários quilômetros e não vê o resultado na balança? Mesmo com a quantidade de calorias gastas, seu organismo pode ter diminuído o ritmo do metabolismo basal, ele está diretamente ligado à quantidade de calorias que você perde ou ganha.
Por isso, para acelerar o metabolismo, é importante que todo o seu corpo esteja atuando em equilíbrio e com saúde.
Como acelerar o metabolismo?
Pratique atividades físicas
Exercícios físicos são muito importantes. Invista nos músculos, pois eles são os responsáveis por queimar a gordura que é acumulada. Quanto mais músculos uma pessoa tem, mais calorias e gorduras ela vai queimar, independente de estar dormindo ou se exercitando.
Para aumentar a massa magra é importante ter uma rotina de exercícios. A musculação, por exemplo, é um exercício muito importante, não apenas para manter a boa forma e estética, mas também para garantir a saúde e qualidade de vida.
Os exercícios de musculação protegem o aparelho locomotor, aumentam a resistência e desaceleram a perda de massa muscular para os idosos. É claro que os exercícios sempre devem ser feitos da maneira correta e com a orientação de um profissional.
Pesquisas indicam que 0,5 kg de músculo queima, em média, de 30 a 50 calorias por dia. Quer ver como essas calorias podem fazer a diferença? Vamos dizer que você adicione 2,5 kg de massa magra no seu corpo. Todo mês, sem mudar a dieta, você vai perder 0,5 kg de gordura.
Beba água
Beber água também ajuda a regular o metabolismo. A relação entre a quantidade de água ingerida e um maior gasto de calorias por dia é um assunto que inspirou vários estudos e trabalhos científicos.
Pesquisas mostraram que, quando uma pessoa consome uma média de 500 ml de água, ou seja, aproximadamente dois copos (um seguido do outro), acontece no organismo um efeito termogênico de maior produção de energia.
Isso acontece porque o corpo busca equilibrar a temperatura da água ingerida (geralmente inferior a 20 graus) com a temperatura interna do corpo (aproximadamente 37 graus).
O corpo gasta energia ao buscar esse equilíbrio, aumentando seu metabolismo em aproximadamente 30% durante uma hora. Existem evidências de que o aumento do metabolismo é obtido pela mobilização de gorduras.
Quando consumimos essa quantidade de água acontece também a distensão do estômago, o que ativa o sistema nervoso visceral, responsável pela elevação metabólica. Todo esse processo contribui para um maior gasto de calorias.
Movimente-se durante o dia
Se você pensou que passar uma hora na academia todos os dias seria o suficiente para manter seu metabolismo acelerado, está muito enganado! Estamos passando cada vez mais horas sentados, sem manter o corpo em movimento.
Quando falamos de movimento, não estamos falando apenas dos exercícios diários. Ir até o supermercado a pé também é uma atividade física. Subir as escadas ao invés de usar o elevador é outra boa estratégia para manter o movimento.
A verdade é que a rotina moderna nos coloca sentados por muitas horas seguidas. Seja no trabalho, nos estudos, no carro ou transporte público. Isso é perigoso, porque passar muitas horas sem levantar e movimentar o corpo leva ao sedentarismo.
Para acelerar o metabolismo, é importante estar em movimento!
Coma em horários regulares
Outro hábito que prejudica o metabolismo é a prática de “beliscar”. Refeições fora de hora, além de prejudicarem a absorção dos nutrientes, também confundem o relógio biológico. Essa prática muitas vezes impede o emagrecimento e pode aumentar os riscos de doenças cardiovasculares.
Ter uma alimentação saudável em horários regulares garante o bom funcionamento do organismo e também contribui para acelerar o metabolismo.
Durma bem e no horário correto
Quer você goste ou não, nosso corpo tem um relógio interno e tenta funcionar, ao máximo possível, de acordo com os ciclos estabelecidos por este relógio.
Quando nós obedecemos esse relógio, tudo funciona melhor, inclusive o metabolismo. Quando desrespeitamos o relógio biológico, existem prejuízos para o organismo.
O metabolismo tem seu ritmo reduzido quando o ritmo circadiano é interrompido. Por isso, dormir entre seis a oito horas por noite pode evitar um ganho de peso de 4,5 quilos ao longo de um ano.
Consuma proteínas em todas as refeições
Uma dieta rica em proteína traz benefícios à perda de peso e também à saúde metabólica. O consumo de proteína aumenta a sensação de saciedade, mesmo ingerindo menos comida. Isso acontece porque a proteína reduz o nível do hormônio da fome, a grelina.
É muito comum lembrar da carne quando se fala em proteína, mas é importante destacar que as proteínas vegetais oferecem o mesmo benefício para o organismo, com menos calorias e sem elevar o risco de doenças, como o aumento do nível de colesterol e do triglicérides.
Mantenha uma dieta vegetariana
Um estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition e coordenado pelo Dr. Hana Kahleová, diretor de pesquisa clínica do Comitê de Médicos para a Medicina Responsável em Washington D.C., ressaltou os benefícios da dieta vegetariana para o organismo.
A pesquisa mostrou que, quando comparada com uma dieta convencional, uma dieta vegetariana pode levar a perda de peso, melhorar o controle da glicose no sangue, aumentar a sensibilidade à insulina e também contribuir com outras melhorias metabólicas.
Uma dieta com base em proteínas vegetais também pode aumentar o metabolismo do corpo o suficiente para queimar o excesso de gordura e peso, mesmo sem uma prática intensa de exercícios.
Como melhorar o meu peso usando o metabolismo?
Aumentar o metabolismo pode ser um dos objetivos de quem planeja emagrecer. Porém, é importante entender que não vale a pena basear sua estratégia apenas nisso.
Com o objetivo de acelerar o metabolismo, algumas pessoas recorrem a alimentos ou chás termogênicos. Porém, na maioria das vezes, o resultado não é tão satisfatório assim.
É preciso entender que, para emagrecer, precisamos consumir menos calorias do que o corpo consome para as atividades diárias. Portanto, o foco está no gasto energético.
O gasto energético de uma pessoa é composto por diversos fatores. O primeiro é o metabolismo basal, ou seja, a quantidade de energia que seu corpo consome apenas para mantê-lo vivo (respirar, pensar, batimentos cardíacos etc).
O segundo fator que interfere no gasto energético é a atividade física diária. Não se trata do exercício programado, que você faz na academia, caminhando, correndo ou praticando um esporte.
Essa atividade física é o quanto você precisa se movimentar para realizar suas atividades do dia a dia. Então, se você mora em uma casa com dois pisos e sobe essa escada algumas vezes por dia, essa é uma atividade física. Descer do ônibus e caminhar até o trabalho é atividade física, e assim por diante.
O exercício físico é diferente. Trata-se do movimento planejado para atingir um objetivo, como aumentar a massa muscular, fortalecer o abdômen ou aumentar a capacidade cardiorrespiratória.
Finalmente, o quarto elemento que compõe o seu gasto energético diário é o efeito térmico dos alimentos. Afinal, depois que nós comemos, o organismo também precisa gastar energia para digerir e metabolizar aqueles nutrientes.
Você vai mastigar, o estômago vai produzir enzimas e “amassar” os alimentos, o intestino também fará o trabalho dele. Tudo isso gasta, sim, alguma energia.
A diferença é que alguns alimentos gastam mais energia para serem digeridos do que outros. Os carboidratos, por exemplo, fornecem mais energia do que gastam. Já as proteínas exigem mais trabalho do corpo e consomem mais energia.
Esse é o fator que leva nutricionistas a reduzirem a quantidade de carboidratos e aumentarem proteínas e verduras durante uma dieta. Não se trata de cortar drasticamente os carbos, mas diminui-los e aumentar o consumo de outros alimentos.
Portanto, quando nós usamos esses quatro elementos em nosso favor, nós conseguimos o resultado que desejamos, seja emagrecendo ou aumentando o nosso peso.
Então, se eu tenho uma vida mais sedentária e não estou planejando mudar isso (o que é uma pena), eu preciso reduzir a ingestão de calorias. Por outro lado, perceber que posso colocar mais movimento no meu dia a dia e realizar isso dá uma margem um pouco maior para o consumo de alimentos.
Tudo é uma questão de equilíbrio e de como podemos manipular esses quatro fatores para obtermos o resultado desejado.
Agora você já sabe tudo sobre os hábitos que vão ajudá-lo a acelerar o metabolismo e manter uma boa rotina, com saúde e bem-estar! Para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos, é só assinar nossa newsletter.
Clique no banner abaixo e receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail!