x

Precisa de ajuda?

Clique aqui para acessar o atendimento virtual

Se teve lição que 2020 está nos ensinando, é a de que a vida das pessoas que amamos tem um valor inestimável. Nesse contexto, é importante entender que os cuidados com os idosos precisam ser amplos e devem ajudá-los não só a se manterem saudáveis, mas também a evitar acidentes.

Por isso, se você é idoso ou é responsável por pais ou avós na terceira idade, preste muita atenção neste artigo. Vamos explicar quais são os principais riscos no ambiente doméstico e como evitá-los.

Cuidados com idosos: como evitar fraturas

A fratura é um grande perigo para idosos. Além do sofrimento e da dor, a recuperação pode levar mais tempo, prejudicando a mobilidade a curto, médio e longo prazo. Dessa forma, a pessoa se torna sedentária e desenvolve outras doenças crônicas.

Além disso, muitos idosos que sofrem fraturas ficam bastante tempo acamados. Nessa circunstância, eles estão mais sujeitos a pneumonias e infecções pulmonares, que são a terceira causa de mortalidade. Por falta de movimento, acontece um acúmulo de muco, que favorece a proliferação de bactérias e o desenvolvimento dessas doenças.

Por todas essas razões, é importante ter uma casa segura. Em um ambiente onde o idoso está mais sujeito a quedas, ele corre todos esses outros riscos que já mencionamos. Veja como fazer isso:

1. Mantenha os interruptores em locais acessíveis

Muitos idosos se acidentam à noite, quando o ambiente está escuro e eles tropeçam em objetos que não viram. Por isso, o ideal é que os cômodos tenham interruptores na entrada e saída, para que a pessoa não precise andar pelo cômodo depois de apagá-los. Se não for possível alterar a instalação, coloque abajures em locais estratégicos.

2. Evite tapetes

Os tapetes são peças muito valorizadas na decoração. Porém, o número de idosos que anda arrastando os pés é bastante significativo e a chance de eles tropeçarem em um tapete são grandes. O ideal é evitá-los na maior parte da casa, pelo bem dos nossos queridos. A exceção é o banheiro, como você verá a seguir.

3. Cuidados com idosos no banheiro

Um dos principais locais onde acontecem acidentes é o banheiro. A combinação entre obstáculos e piso molhado é perigosa e pode ser até mesmo fatal. Por isso, é importante seguir algumas dicas para tornar esse ambiente o mais seguro possível.

Tudo que a pessoa precisa alcançar deve estar em uma altura segura, de fácil alcance. Saboneteiras, toalheiros e armários onde se guardam itens de banheiro não devem exigir que o idoso fique na ponta dos pés, pois ele pode se desequilibrar.

Muitos idosos se desequilibram quando precisam se virar debaixo do chuveiro ou mesmo levantar após usar o vaso sanitário. Nessas ocasiões, eles tentam se escorar em cortinas no box que, por não serem firmes, não impedem a queda e nem as fraturas.

Por isso, é importante instalar barras de apoio ao lado do vaso sanitário e na área do chuveiro. Hoje em dia, já existem peças que permitem a instalação sem sequer furar a parede. Para algumas pessoas, é interessante colocar também um banco com pés emborrachados, para que o idoso possa se sentar para lavar pernas e pés sem se desequilibrar.

O ralo é outro ponto que merece atenção. Ele deve ficar exatamente na mesma altura do restante do piso, para evitar tropeções. Por ser um ambiente molhado, pode ser necessário colocar um tapete, mas ele deve ser emborrachados e antiderrapante.

4. Mantenha a área de circulação livre

É importante tirar obstáculos de áreas de circulação, como corredores e a parte central de salas e outros cômodos. Portanto, peças como mesas de centro devem ser evitadas, pois o idoso pode tropeçar, bater a cabeça e sofrer ferimentos de uma certa gravidade. Pelo mesmo motivo, também vale a pena retirar pesos para portas. Se for o caso, use dispositivos para prendê-las por trás.

5. Ilumine e sinalize as escadas

Além de serem bem iluminadas, as escadas precisam ter corrimões ou barras fixas dos dois lados. Eles permitem que o idoso tenha apoio adequado tanto para subir como para descer.

Se for possível, sinalize os degraus, o começo e o fim da escada com cores contrastantes. As marcações permitirão que mesmo uma pessoa com a visão embaçada veja esses limites e não se desequilibre pisando em falso.

6. Cuidado na escolha dos móveis

Muitos idosos tentam se apoiar em móveis quando querem levantar, sentar ou mesmo se percebem um certo desequilíbrio enquanto andam. Por isso, é importante que essas peças sejam pesadas, estáveis e, se possível, presas ao chão. O criado-mudo, no quarto, é um dos móveis que merecem maior atenção nesse quesito.

7. Orientações quanto à cozinha

A cozinha apresenta alguns perigos semelhantes aos do banheiro. O piso costuma ser mais liso e conter vestígios de água e até mesmo de óleo, tornando o ambiente escorregadio. Por isso, a primeira regra da cozinha é que o chão esteja sempre limpo e seco. Isso evitará muitos acidentes.

Além disso, os utensílios devem estar à altura das mãos, evitando que o idoso precise se abaixar, o que pode causar tonturas e levar ao desequilíbrio. Porém, ainda mais perigoso é subir em escadas e banquinhos, o que mostra a importância de planejar os armários desse ambiente.

8. Cuidados com a saúde

Embora os cuidados com idosos envolvam a configuração dos ambiente em que eles circulam, não podemos nos esquecer de que uma boa saúde evita uma série de riscos. Uma pessoa com diabetes, por exemplo, tem seus nervos periféricos comprometidos e pode se queimar ou desequilibrar com maior facilidade.

Outras doenças crônicas comprometem a visão e a mobilidade. Dessa forma, preveni-las também é uma medida importante para evitar acidentes.

Por isso, a manutenção de um estilo de vida saudável precisa ser incentivada juntamente com toda essa preparação do ambiente. Esse cuidado é essencial para termos as pessoas que amamos por muito mais tempo ao nosso lado e para proporcionarmos a elas uma boa qualidade de vida na terceira idade.

Entendeu quais são os principais cuidados com idosos dentro de casa? Quer saber também como preservar a saúde na terceira idade? Preencha o formulário abaixo e receba nosso e-book completo sobre esse tema!